Vantagens e desvantagens da Intranet
Através da intranet no meio empresarial obtém-se
a redução, impressão, papel, correio, telefonemas, entre diversos fatores
circuncidados a comunicação que se necessitaria de tempo, dinheiro e
burocracias gerando então uma facilidade e rapidez à comunicação interna no
acesso a comunicação remota.
Seguindo algumas vantagens, com alguns
exemplos:
Uma base de pesquisa mais compreensiva
Facilidade de acesso no atendimento aos clientes
Aumento da precisão e redução de tempo no acesso
à informação
As informações disponíveis são visualizadas com
clareza
Redução de tempo na pesquisa a informações
Compartilhamento e reutilização de ferramentas e informação
Redução no tempo de configuração e atualização dos sistemas
Simplificação e/ou redução das licenças de software e
outros
Redução de custos de documentação
Redução de custos de suporte
Redução de redundância na criação e manutenção de páginas
Redução de custos de arquivamento
Compartilhamento de recursos e habilidades
Pesquisas internas
Acesso restrito e rastreado dos usuários
Contrapartida tem suas desvantagens, seguindo
alguns exemplos:
Paga-se
alguém para gerenciar.
A infeção
de vírus nos computadores conectados a mesma rede espalha-se, prejudicando os
dados da empresa há um âmbito global.
Exige
maior analise de processo, dados e armazenamentos.
As
ferramentas de comunicação são limitadas para conectar.
Exige uma
política mais rígida de segurança dentro da empresa.
É necessário configurar e manter aplicativos
separados, como correio eletrônico e servidores Web.
Vantagens
e desvantagens da extranet
A
extranet é estendida para usuários externos à organização, geralmente
parceiros, vendedores e fornecedores que além a intranet que é somente para uso
interno a extranet estende-se ao uso externo.
Vantagens
da Extranet
Reduz
tempo e dinheiro que seriam usados, por exemplo, como uma viagem.
Uma
extranet é uma intranet que pode ser acessada via Web, entretanto é
restrita.
Melhora a
comunicação empresarial entre parceiros.
Facilidade
de acesso a qualquer lugar e qualquer hora.
Facilmente
duas pessoas em posições geográficas diferentes poderão trabalhar sobre a mesma
informação.
Número
maior de pessoas com a mesma informação evitando erros.
Acesso restrito e rastreado a todos os usuários, sendo
possível saber quem teve acesso a determinada informação.
Desvantagens da extranet
O custo
da implementação e manutenção de uma Extranet numa
organização pode ser muito elevado (por exemplo: hardware, software, custos de
formação dos trabalhadores).
Uma
extranet de segurança pode ser uma grande preocupação quando se lida com
informação valiosa. O sistema de acesso tem de ser cuidadosamente controlado
para evitar que informações sensíveis caiam nas mãos erradas.
Extranets
podem reduzir o contato pessoal com clientes e parceiros de negócios. Isso
poderia causar uma falta de ligações feitas entre as pessoas e uma empresa, o
que prejudica o negócio quando se trata de fidelidade entre os parceiros
comerciais e clientes.
CONCEITO DE INTRANET
Intranet é uma Rede voltada para os funcionários de uma empresa, seja ela pública ou privada. A Intranet só pode ser acessada através de uma senha individual. Ela facilita a comunicação entre a Sede( capital) e as filiais( interior). O web design é desenvolvido pelo setor de T.I. Da própria empresa, ou por uma empresa terceirizada. Algumas empresas permitem que os funcionários das filiais façam suas próprias páginas, desde que esteja dentro dos padrões da Home Page. É uma decisão questionável, pois as vezes há melhores web designers no interior do que na capital. Algumas empresas também permitem acesso a internet, com uma limitação de cota para cada funcionário. Algumas sítios são bloqueados por serem comerciais, pornográficos ou racistas.
Na Intranet temos uma série de informações sobre a Sede e
sobre as filiais. Além disso, há um menu sobre os eventos ligados a atividade
fim da empresa. Também existem dados sobre a vida funcional de cada servidor.
Temos acesso às leis relativas ao serviço profissional. Links para bancos e
instituições de crédito que tenham convênio com aquela empresa. Uma cartilha
com os direitos e deveres de cada funcionário. Acesso aos sistemas empregados
no dia a dia desta empresa e os manuais de funcionamento desses mesmos
sistemas. Links para notícias dos jornais que sejam interessantes para os
funcionários. Um mural de avisos contendo informações cruciais para o bom
andamento da empresa. Um informativo eletrônico que divulga amenidades, criando
um bom ambiente corporativo. Algumas estatísticas relacionadas aos posts mais
acessados. Botões de atalho direcionados para os sistemas mais utilizados. Um
destaque para a Missão e a Visão daquela empresa. Um link indispensável: um bom
dicionário da língua portuguesa. Um atalho para a página da empresa na
internet.
É importante frisar que algumas Intranets são interligadas.
Por exemplo, funcionários de um Tribunal Regional conseguirão acessar a
intranet de outros tribunais regionais quando for de interesse da
Administração. Na verdade, os links mais acessados são os Boletins de pessoal e
os contracheques. Outra iniciativa muito boa é o Mural dos Funcionários, onde
cada um oferece seus terrenos, casas de praia, carros usados, etc.… Dentro da
Intranet também existem fóruns sobre assuntos relativos ao serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário